quarta-feira, 13 de maio de 2015

De quem é a culpa?


O assunto que vos quero falar e de que já devem ter conhecimento é sobre o video que corre de bullyng.
É um problema que existe na sociedade e já não é de agora, sempre existiu, mas parece que agora está a ter contornos cada vez mais graves, ou pelos menos agora com a internet se está a saber de casos que revoltam qualquer um.
E é um assunto que no meu entender é muito delicado e grave, e não é fácil apontar o dedo.
As crianças só por si sabem ser cruéis, desde que me lembro na escola de chamarem caixa de óculos a um menino que usa óculos, ou como me aconteceu a mim, chamarem gorda a menina que tem um peso a mais. Os pais não estavam por perto nem sei se sabem o que acontecia. E faziam-no em alturas que as professoras não estavam presentes.
Depois vamos falar da educação dos pais aos filhos, muitos pais estão ausentes ambos trabalham e chegam ao final do dia sem saber dos filhos, sem saber o que acontece, sem se preocupar porque estão muito cansados. Não acho que seja desculpa porque se tem filhos é importantes colocar-lhes comida na boca, mas é igualmente importante saber o que se passa com eles e em que tipo de pessoa eles se tornaram. E mesmo com outras preocupações, não podem nem devem descuidar a educação dos filhos.
Ensinar-lhes valores e padrões morais, fazê-los saber o que é certo e errado é muito importante, porque as coisas não acontecem só aos outros.
As escolas que deveriam ter um ponto de importância vital na educação, hoje em dia, são desrespeitadas ao pontos de alunos baterem em professores. Inimaginável e insustentável esta situação no meu ver.
Posto este primeiro ponto de vista, vou falar sobre o video que circula com raparigas a bater num rapaz, o caso chocou-me.
Não percebo porque o rapaz não reagiu, será que por estar rodeado de colegas e pensar que se o fizesse seria pior?
Não percebo que tipo de piada pode ter bater num colega e instigar a colega a fazê-lo? E outras pessoas a assistir e a rir?
Não percebo porque o fizeram?
O que pensaram?
Leva-me a pensar que tipo de crianças são estas?
Se tiveram este comportamento uma vez, de certo que já o fizeram mais vezes, afinal um ano se passou e pior podem sair impunes da história.
Podemos culpar os pais? Ou será que em casa as meninas são santos de pau oco fingem-se de boas e depois instigadas pelos colegas fazem isto?
Será culpa dos pais ou são paus mandados que fazem o que os colegas mandam para não serem elas a sofrer?
Não tenho dados suficientes para fazer acusações verdadeiras, a verdade é que tem que se evitar estas situações.
Os pais tem que educar os filhos, conversar com eles, ensinar o bem e o mal, ensina-los a ter personalidade, a não serem Maria vai com os outros, magoar alguém fisicamente ou psicologicamente é grave e pode ter sequelas graves. 
É o dever de um pai guiar e moldar um filho para que este seja responsável  e tenha acções correctas perante os outros e perante a sociedade.
Não sei se isto aconteceu por falta de educação ou personalidade fraca ( deixaram-se influenciar pelos colegas) que sirva para que no país, os pais se sentem com os filhos e conversem, ensinem que estás situações são abomináveis, incorrectas, imorais e entre outras coisas.
Quanto aos pais tem que ser mais atentos e vigiarem os filhos, pois se estes chegam com nódoas negras, talvez não tenham caído! Estejam atentas pois pode ser vossa culpa não salvarem o vosso filho, ele pode ter medo de contar para não sofrer pior ou ter vergonha.
Quando adolescentes não se matam por sofrerem este tipo ou outro tipo de bullyng.
Ser pai e mãe não é só ter o filho e dar-lhe de comer, pensem nisso antes de os ter, crianças precisam de constante atenção, cuidados, amor e educação.
Não sou mãe, mas sou filha e sei como os meus pais me educaram, tive colegas vi sofrer de bullyng e também sofri, mas eu sobe me levantar e seguir em frente porque nunca tiveram este tipo de contornos.
Pais se os vossos filhos se queixam façam alguma coisa! Se desconfiam que os vossos filhos não são os anjos que pensam, façam alguma coisa, porque mais tarde a situação irá fugir ao controle das vossas mãos e possibilidades!
Hoje em dia na nossa sociedade EDUCAÇÃO PRECISA-SE URGENTEMENTE!
Não sei onde está o mal, se nos pais, na escola ou nas próprias crianças, mas precisa de ser encontrada e identificada, senão infelizmente este casos cada vez serão mais frequentes.
Desculpem o meu desabafo, podem não concordar comigo mas é a minha opinião, sintam-se livres para expor a vossa.

bjokas

Ana

14 comentários:

  1. Concordo com cada palavra e cada ponto que expuseste!
    Eu tenho 2 filhos, um deles adolescente, 14 anos, e se existe uma coisa que lhe falo constantemente é sobre respeito para com os colegas e para olhar à volta e ver se não andam a fazer mal a ninguém e principalmente ter personalidade e não se uma "Maria vai com as outras". Ele tem de fazer o que ele acha que é correto, tudo o que sai da normalidade, ele que se afaste de quem faz mal, de quem insulta. Mas sei de pais que infelizmente passam dias, que não falam com os filhos, que andam a leste de tudo, têm de se importar, têm de estar atentos, têm de educar. Não é só colocá-los no mundo e esperar que o tempo os vá criar....tanto que poderia dizer, mas não te vou encher o blog!! Estas atitudes têm de ser travadas e urgentemente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes Su fico feliz de que ainda hajam mães como tu porque na rua vê-se cada uma. Eu não sou mãe, mas olho e fico parva. E estas situações se não se encontrar a verdadeira causa cada vez irão acontecer mais e eu tenho medo, mas verdadeiramente medo do que a sociedade se está a tornar!

      Eliminar
    2. Não és a única....eu tenho muito receio do futuro! Vejo cada coisa na rua, os filhos a ralharem com os pais e eles nada fazem...não consigo compreender!!! Não consigo.....

      Eliminar
    3. Nem eu! Assim como acham piada aos filhos de 14 anos apanharem bebedeiras ou começarem uma vida sexual!
      Não percebo mesmo como isto é possível!

      Eliminar
  2. Ontem quando vi o video que circula na net, já passava da meia noite, fiquei incrédula com o que vi, depois de ter refletido alguns segundos só me ocorreu que esta situação é resultado de ter faltado uns valentes pares de estalos por parte dos país na hora certa àqueles delinquentes, sim para mim é o que eles são! Eu levei algumas sem nunca ter feito nada semelhante, mas serviram para me educar. Estes jovens merecem ser punidos, se nada for feito, imaginem só o que será o futuro deles...
    Alguma coisa falhou aqui, há que tomar medidas o quanto antes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o que falhou, mas concordo uns pares de estalos nunca fez mal a ninguém também os levei e nunca fiz algo nem de perto parecido com isto e ainda bem que os meus pais mos deram. Alguma coisa tem mesmo que ser feita, delinquentes já temos demais, Espero que os pais do nosso país acordem para a realidade e comecem a educar os filhos. Senão estas situações começam a ser "normais" e isso assusta-me imenso!

      Eliminar
    2. E pensar que estes são os jovens do nosso futuro... Isto indigna-me!!

      Eliminar
    3. Se estes jovens são o nosso futuro, que raio de futuro iremos ter? É muito revoltante e acima de tudo preocupante!

      Eliminar
  3. É a primeira vez que comento no teu blog, mas tenho de dar a minha opinião.
    Para mim a culpa é sim dos pais... eu sou mãe e sempre transmiti ao meu filho os valores de respeito pelo próximo, seja ele quem for, pois todos temos o direito a ser respeitados, e hoje o meu filho tem 20 anos, mas quando era miúdo e andava na escola muitas vezes chegava a casa transtornado com o que os colegas faziam a uma menina que andava de cadeira de rodas, e não se podia defender. E ele era o único que saía sempre em defesa dela e se fosse preciso ainda a ajudava a empurrar a cadeira enquanto todos gozavam com ela. E ele contava-me isso com um enorme orgulho porque se sentia melhor do que os outros. E tenho a certeza que o que ele é e tem sido, vem da educação cá de casa... porque eu estive sempre presente e ainda hoje estou apesar de ele já ser adulto. Ter filhos não é só pari-los, dar-lhes comida, telemóveis e dinheiro... é muito mais do que isso!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernanda, obrigada pela tua opinião, como disse não sou mãe, e não sei se a culpa é só dos pais, mas é a minha opinião e tu tens direito a tua o que eu dou valor e respeito.
      E parabéns, porque tenho que o dizer, pela educação que deste ao teu filho, pela personalidade que ajudaste a moldar. Hoje em dia com tudo o que vejo na rua é bom saber que ainda há pessoas capazes de darem educação e valores aos filhos.
      Porque como já disse situações como as de hoje revoltam-me e assustam-me.
      Obrigada por partilhares a tua opinião neste assunto tão infeliz.
      bjinhos

      Eliminar
  4. Isso e revoltante mesmo,não sei onde vamos parar com tanta maldade.

    ResponderEliminar
  5. Comprendo e assino por baixo!
    E ja assisti a casos destes de perto, em que vi um familiar meu dizer que não reagiu a quem lhe batia por que isso era violência, e violência não se resolve com violência, agora imagina ouvir isto de um puto de 10 anos que chegava a casa todo esmurrado, todos os dias e dizia que acontecia a jogar futebol e só se descobriu porque um colega veio contar à mãe dele que acontecia isso todos dias, a ele e a mais 8 rapazes da mesma turma. E nenhum deles reagia!! Nenhum deles contava! Pelo que sei o meu familiar foi contar à directora da turma e esta responde-lhe deixa de ser queixinhas, e afirmou novamente te-lo feito em frente à directora da escola e da directora de turma claro que a directora de turma negou. Por isso não imaginas o quanto situações como estas me doem na pele, porque sei o sofrimento do rapaz e dos pais deles por serem impotentes a esta situação.
    Conclusão, não aconteceu nada com este miudo porque tinham medo do que a familia do bully podia fazer... O meu familiar mudou de escola assim como quase todos os miudos que sofreram nas mãos do outro.. Por isso como o outro diz, já não sei que faça, que diga ou que pense..

    Sempre tive uma personalidade forte, por isso nunca me deixei abalar por gozarem comigo ou por me darem um estalo, porque foram coisas que aconteceram várias vezes porque eu era cheinha e muito séria para a minha idade, mas não era por isso que deixava de ser humana ou de me sentir triste, apenas ultrapassava, mas sinceramente será que quem gozava comigo ultrapassou? será que eles são pessoas melhores? Provavelmente não e os filhos deles serão os próximos bully da geração deles, tudo isto, é um ciclo vicioso.

    Desculpa o desabafo mas isto entristece me muito.
    Beijinhos, Vais dar uma excelente mãe

    ResponderEliminar