sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Mala de maternidade e Mala para sala de partos


Olá Gatinhas,

Devido a esta fase em que me encontro acho normal eu nestes próximos tempos falar de assuntos relacionados com a maternidade, para muitas de vocês isto que irei dizer não será novidade, mas para mim é, e como eu algumas leitoras também estão numa "viagem" como a minha e poderei assim dar algumas informações sobe alguns assuntos que podem ainda não saber.
Quem já fez esta "viagem" pode relembrar-la e deixar o seu testemunho para ajudar assim como eu futuras mamãs, pode ser?

Fiquei a saber que o Hospital S. João, no Porto, onde irei ter o Guilherme pede 2 malas uma pequena para levar para a sala de parto e outra normal para o internamento. Irei dar a lista das coisas que pedem assim como irei mostrar as roupas ( fofas e lindas a meu ver claro) que levo para o Gui. Se alguma leitora for ter o seu bebé também neste hospital já sabe a lista que eles pedem :-) No entanto não irei mostrar o que levo para mim, porque acho que não é necessário. Direi também onde comprei a maior parte das coisas.

Para a sala de Parto

Pedido para a  mãe:

1 camisa de dormir aberta a frente ou pijama
1 chinelos de quarto
cuecas de algodão ou descartaveis
pensos higiénicos
1 batom do cieiro

( apesar de não pedir mas eu acho útil pelas investigações que li é bom levar elásticos para o cabelos quem tiver o cabelo grande)


Pedido para o Bébé:

1 fralda de pano ( para embrulhar a roupinha)
1 Gorro
1 par de meias ou carapins
1 roupa interior ( chambrinho ou body e calcinhas interiores)
1 babygrow
1 manta
1 fralda descartável

Existem muitos kits a venda para a primeira roupinha que vem numa bolsinha e já trazem tudo excepto a fralda e a manta, mas eu no meu entender são muito caras rondam os 30€ mais coisa menos coisa, eu resolvi fazer a minha saquinha para as primeiras roupinhas ( da primeira à quarta) para ir com as coisas organizadas pois as luvas e as meias são tão pequeninas que facilmente se perdem e assim vai tudo organizado, enfim manias...

1ª Roupinha:

A bolsinha para roupa feita pela mamã
A primeira roupinha

Para primeira roupinha optei por:

Conjunto de chambrinho com calça - Loja de rua
Babygrow ( foi o primeiro que teve oferecido pelo pai) - Primark
Gorro - Zippy
Luvas - H&M
Casaquinho - Oferta da Tia Ana
Fralda de algodão - Loja de rua

Roupinha já lavada e arrumada no saquinho e mantinha
A mantinha é muito fofa e quentinha e foi comprada na Loja da Disney, foi oferta da Tia Ana. 
Os desenhos escolhi o Winnie de Pooh pois quem me segue no facebook sabe que adoro este ursinho e acho que o Guilherme é o meu Winnie de Pooh porque é lindo, fofo e muito amigo dos seus amigos,


Para o internamento:

Para a mãe:

3 camisas de dormir ou pijamas
2 sutiens de amamentação
chinelos de banho
cuecas de algodão ou descartaveis
pensos higiénicos
estojo com os produtos de higiene
1 roupão
bloco de notas e 1 caneta
1 saco para roupa suja
1 muda de roupa para a saída

Para o bebé:

3 fraldas de pano
3 conjuntos de roupa interior ( chambrinhos ou body e calsinhas)
3 babygrows ou roupinhas
fraldas descartáveis
Escova ou pente
Tesoura ou lima para as unhas
2 pares de Meias ou carapins
Gorro
Luvas

2ª Roupinha:

Bolsinha da Segunda roupinha feita pela mãe

Conjunto da Segunda Roupinha

A segunda roupinha: 

1 conjunto de chambrinho e calcinhas - Loja de Rua
1 Babygrow tipo jardineiras - Armazém em Cedufeita
1 casaquinho de lã - Feito pela avó Isaura
1 meias - Primark
1 luvas - H&M
1 gorro - Primark
1 babete - Loja de rua e bordada pela mãe
1 fralda de pano - Oferecida pela prima Delfina

Achei que devia fazer a bolsinha porque assim está tudo arrumado e organizado quando for para vestir é só retirar da bolsa. 

3ª Roupinha

Bolsinha para a terceira roupinha feita pela mãe

Conjunto da terceira roupinha

A terceira roupinha:

1 Conjunto de chambrinho e calcinhas - loja de rua
babyygrow em 2 peças camisola e calça - Armazém de Cedofeita
1 luvas - Loja de rua
1 carapins - Loja de Rua
1 gorro - Loja de rua
1 casaquinho - Loja de rua
1 fraldapano - Loja de rua
1 babete - Loja de rua

Mais uma vez optei por fazer a bolsinha pelo motivo já referido em cima. Quando digo onde comprei as peças de roupa muitas vezes digo loja de rua e não indico a loja porque foram várias aqui no Porto onde comprei, e optei por comprar nas lojas de rua porque os produtos são de excelente qualidade e a preços muito mais baixos que as lojas de renome nos shoppings.

4ª Roupinha

Qurta bolsinha bordada pela mãe.
quarto conjunto de rouoinha, que é a roupa com que vai sair da maternidade
 A quarta roupinha e aquela com que vai sair da maternidade:

1 conjunto body e calsinhas - oferecidos pela Avó Isaura
1 babygrow - Loja de rua
1 casaquinho de lã - loja de rua
1 carapins - Loja de rua
1 meias - Loja de rua
1 gorro - Loja de rua
1 luvas - Loja de rua
1 babete - Loja de rua
1 fralda de pano Loja de rua

Aqui a escolha recaiu sobre o vermelho porque dizem que dá boa sorte, quando o bebé sai da maternidade vestir vermelho.

E esta foi a lista de coisas pedidas para a mamã e bebé no Hospital S. João no Porto. Assim como podem ver as coisas fofas que eu tenho reservadas para receber o Guilherme.

Não esquecer, porque é super importante, lavar toda a roupa do bebé com um detergente neutro e não devem ser lavadas com roupas de outras pessoas.

Também é importante lembrar que esta lista é para quem se prepara para ter um parto normal ( espero ser o meu caso)e assim ficar 2 dias no hospital como é normal, no caso de existir complicações podem ter que ficar mais dias e precisar de mais coisas, eu ja tenho outra malinha preparada caso aconteça algo ( espero bem que não), mas mais vale prevenir que remediar, e sabem como os homens são complicados nestas alturas ficam sem saber o que fazer.

Espero que tenham gostado e deixem as vossas experiências, para ajudar como eu mamãs de primeira "viagem".






Ana








24 comentários:

  1. Gostei muito ,as roupinhas são lindas ,super fofas....e a lista do hospital é igual como a minha quando foi o nascimento da Leonor..foi á 2 anos mas não mudou assim nada ,leva é mesmo uma lima ou tesoura porque o bebe vai nascer com as unhas grandes e arranham-se todos,eu no inicio dava-me uma certa impressão cortar as unhas com a tesoura então usava só a lima própria para bebe,limava depois do banho.Uma dica ,dá preferência a roupinhas com a abertura á frente ,que é muito mais prático na hora de mudar a fralda,que nos primeiros tempos vais faze-lo muitas vezes por dia,e é de evitar as roupas com molas ou botões atrás ,visto o bebe passar muito tempo deitado e por vezes marca nas costas e até pode magoar e causar desconforto ao bebe.E por último,aproveita muito quando ele nascer,dá muito colinho,porque passa muito rápido crescem muito rápido,começam a andar já não querem saber do colo!! =) Tudo de bom nesta maravilhosa viagem que estás a começar,uma hora muito pequenina,e muitas felicidades para ti e para o teu tesourinho!

    ResponderEliminar
  2. Achei tudo muito lindo e original... já agora que corra tudo mt bem quando a hora chegar... também achei muito engraçado o seu menino ter uma Avó Isaura.. a minha menina também tem.. é avó do meu marido e bisavó da minha filha.. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :-) felicidades também para Si :-)
      A Avó Isaura é a mãe do Pai :-)
      bjokas

      Eliminar
  3. Tanta coisinha é bem arrumadinho por bolsistas e tudo sim senhora

    ResponderEliminar
  4. a mim deram-me uma lista bem maior.... eu tb levei tudo assim bonito em saquinhos e depois não usei nada.. para além de estar calor e a roupa que levei ser quente, o puto era grande e tive que pedir ao marido para levar outra roupa.. ele n sabia e levou-me uma gaveta completa hahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que isso não aconteça senão estou tramada! :-) bjokas

      Eliminar
  5. Gostei de tudo minha querida, é notório o carinho e o amor que dedicaste a todos estes delicados pormenores, serás com certeza uma mamã fantástica, pensaste em todos os detalhes para dar ao teu bebé tudo o que é essencial. Parabéns, realmente ser mãe é um dom. Espero um dia passar por esse estado de felicidade.
    Beijocas doces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada meu doce, e claro que um dia irás passar pelo mesmo :-)
      bjokas

      Eliminar
  6. Espero que tenhas uma hora pequenina.
    Agora fiquei com saudades da gravidez, é uma ansiedade boa.
    É tão bom ter um bebé, vais amar aquele ser pequenino, vais cheira-lo e achar que tem o cheiro mais doce do mundo.
    Vais chorar com ele ao teu colo, vais acarinha-lo e ama-lo como só tu o sabes fazer, porque és a sua mãe.
    Que tenha muita saúde e seja um bebé feliz, é o que vos desejo.😘

    ResponderEliminar
  7. Está fantástico!! Tudo tão organizado e bonito! Vais ser uma bela mãe!!
    Parabéns, adorei tudo, lindo!

    ResponderEliminar
  8. Excelente trabalho que fizes-te. Adore tudo. Importante é estar tudo organizado e facilitado pra nós. Roupa prática pra andar lá e pra quando sair do hospital. Não esquecer levar o babycoque no dia da alta :) pra o Gui ir na sua primeira viagem até casa. Deves andar sempre com os teus documentos pra facilitar na entrada do hospital. Medicamentos e assim.... E chucha pra ele levas?

    ResponderEliminar
  9. Tão organizada. Gostei de tudo. Mas o que adorei mesmo foram as bolsinhas para a roupa do Guilherme.

    ResponderEliminar
  10. no meu tempo não era nada disto, era tudo mais simples

    ResponderEliminar
  11. no outro dia passei os olhos por este post.. e achei piada a uma coisa, fizes te a bolsas com as cores das roupinhas :)
    eu tb separei tudinho assim por dia, mas não levei mt coisa logo para o hospital, fui pedindo ao homem para me levar, uma vez que ele ia todos os dias.. mas uma coisas que eu pedi na altura das visitas e que fosse ele, a minha filhota o meu irmão e conhada... os meus sogro tb foram assim como o padrinho, mas pedi para não tarem mt tempo...
    mas as roupinhas são uma delicia..

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito ,estas de parabéns ,tudo arrumadinho ,roupinhas tão fofinhas , pensaste tudo ao pormenor. K tenhas uma hora piqinina , bjss

    ResponderEliminar
  13. há lá coisa mais fofa que roupinha de bebé!!
    o relógio biológica deste lado anda a dar de si lol



    A estrela sardenta | Facebook | Realça a tua beleza c/ o Boticário

    ResponderEliminar
  14. Passou tanto tempo de ter sido mãe... ao ver estas coisinhas fofas dá-me tantas saudades...

    ResponderEliminar
  15. Adorei o post.Eu também sou mamã de 1º viagem.O Rodrigo nasceu no Pedro Hispano apesar de morar no Porto mas eu preferi assim.A minha lista era bem mais pequena para ambas as partes.Para mim só pediram Camisa,cuequinha e chinelos. O resto eles deram.E para o bebe só a roupinha também... Adorei os saquinhos que fizes-te...tens muito talento. E as roupinhas são um amor.
    Também comprei as minhas nas lojas de rua. Santa Catarina tem muitas e são bem mais baratas que as lojas dos shopping.Tenho a certeza que vais ser uma excelente mãe ;) Parabéns querida!

    ResponderEliminar